Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Resenha - Veronika decide morrer, Paulo Coelho



   Título: Veronika decide morrer
  Autor: Paulo Coelho

  Editora: Sextante

  Páginas: 192

  Ano: 2012

  Onde comprar: Submarino, Americanas, Saraiva










"Quando conseguiu quase tudo o que desejava na vida, chegou à conclusão de que a sua existência não tinha sentido, porque todos os dias eram iguais. E decidira morrer."

Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.

Só que ela acorda - e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas.

~ ~ ~ ~

Inspirada em experiências próprias, Paulo Coelho escreveu Veronika decide morrer para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera "normal".

Ousado e esclarecedor, este romance de redenção faz um retrato tocante daqueles que estão na fronteira entre a vida e a morte, sanidade e loucura, felicidade e desespero, transmitindo a mensagem poética de que cada dia é um verdadeiro milagre.


Deitada em sua cama, quando finalmente perdeu a consciência, acordou em Villete, o sanatório mais famoso da Eslovênia, onde ninguém nunca havia fugido.

Logo descobre que não tem muito tempo de vida. Ela decidira morrer, mas não desta maneira, ela queria uma morte rápida e sem dor, e descobrira que morrerá aos poucos, o que parecia terrível.

Veronika conhece Zedka, uma mulher já vivida que está em Villete por causa de sua depressão, e ela lhe mostra que não é de lá todo ruim ser taxada com louca. E conhece também Mari que entrou lá para tratar de sua síndrome do pânico, que apesar de já estar curada preferia continuar vivendo em Villete, pelo fato da vida lá dentro parecer ser mais fácil. Várias outras pessoas foram apresentadas a Veronika, compartilhando suas histórias de vida, suas experiências, e tentando lhe mostrar o quanto a vida vale a pena.
Dentre todas as pessoas que ela conheceu lá dentro, um deles é Eduard, um esquizofrênico, que provoca diversos sentimentos em Veronika. Vivendo experiências inimagináveis e se permitindo, Veronika vai mudando seu modo de ver a vida e crescendo como pessoa. 
 ~ ~ ~ ~
Eu nunca havia lido nada do Paulo Coelho, e nem tido a curiosidade em ler. Mas, quando estava dando uma olhada nas ofertas do Submarino, encontrei este, achei a capa atraente, e gostei mais ainda do título, me chamou bastante atenção, fui ler a sinopse e simplesmente me apaixonei, fui logo comprando, e confesso que li o livro em 2 dias, não pela narrativa ser fácil, pois é um pouco cansativa, mas sim por eu ter me interessado de verdade, por nos fazer refletir sobre a vida, e nos mostrar que a vida deve ser vivida intensamente, nos permitindo ser louco as vezes.
O que me chamou a atenção foi o fato do autor abordar 2 temas super legais e curiosos, a loucura, mostrando todo um lado que ninguém conhecia dela, mostrando que as pessoas  vivem da maneira que os outros desejam, não como elas realmente sonham. E por abordar também um fato bem comum hoje em dia, as pessoas terem tudo na vida, mas não se sentirem felizes. 

Este é um livro que eu recomendo para todos que gostam de ler, até então é um dos meus livros favoritos, tem uma temática depressiva e dramática bastante interessante.
"Cada um sabe a dimensão do próprio sofrimento,ou da ausência total do sentimento de sua vida "
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário